Quarta-feira, 2 de Agosto de 2006

A Amizade

Para além de sermos um Rancho Folclórico, somos um grupo de amigos de várias idades. Certo é, que não conta para nada, a idade de cada um. Existe respeito pelas ideias, pela maneira de ser e de viver, mas á volta de tudo isto, existem as brincadeiras, as emoções que partilhamos uns com os outros. Também discutimos e nos zangamos, mas não passa de cinco minutos que não fique tudo bem, porque o sentimento que nos une, é um dos mais bonitos, a AMIZADE... Que continuemos assim por muitos anos...

Aqui vos deixamos algumas fotos...

 

O Jorge, claro com a mania que é a Estrela... O que é que se há-de fazer...!!

          

               

 

 

 

 

 

Bela noite, sim senhor... Na noite em que realizámos a Serração da Velha, na Aldeia de Casa Branca. Todas as velhotas que fomos "serrar", ficaram contentes, pois para elas ser "serrada" mais um ano é sinal de que se encontram entre nós. Houve até quem nos desse um copinho a beber e uma broa a comer.

 

 

 

 

 A sangria não faltou, quase nunca falta quando realizamos algo que tenha a ver com um certo convivio entre amigos. Esta é a foto dos "IL DIVO", alcunha adquirida por terem cantado tanto, a canção da Serração da Velha, foram a "estrela" da noite. Aquela cabecinha que se vê muito mal lá atrás, adivinhem, claro, a Josefina...

 

 

 

 

Quando se tem que trabalhar, trabalha-se, há momentos para tudo... mas ás vezes sempre temos que soltar uma gargalhada!!

Aqui vimos o Zé, o João Miguel e o Zé Júlio, que deve tar a dizer: "Vai haver intimação á ordem do juiz de Cabrela, esta noite á meia noite, vais levar uma serradela"!!

 

 

 

 

 

Poucos minutos antes da eliminatória para o Concurso Henrique Rabaço, o

pessoal que fazia parte da recriação da Serração da Velha, esteve a fazer um último ensaio. Então, a Claudia, a Clarisse, o Dinis e Sr. Olivério resolveram dar-lhe esta pontuação= -5/-4/-5/-4, resumindo e concluindo quem tem amigos destes não precisa de inimigos...

 

  

 

 

 

Ai!! Amigo Pinto, não fosses tu estávamos bem arranjados!! Queriam muitos ter um motorista como o nosso, podem acreditar é do melhor que há... Aqui foi quando o autocarro avariou, estão a colocar as correias, para seguirmos viagem!! Obrigado Pinto.

 

 

 

 

 

 

 

Não existem preconceitos é hora de trajar toca a trajar, qual vergonha, qual quê...

Aquando do Concurso Henrique Rabaço, aqui nota-se bem o stress de chegar a tempo. Tudo a trajar...

 

 

 

 

 

No banco de trás, o David, á frente o Luís e o Nelson, não se nota nada o cansaço...

 

Parece que neste dia na viagem de regresso a casa, vinha tudo assim... 

Menos o Pinto (motorista), e quem tirou a foto, pois...

 

 

 

 

Ficou conhecido entre nós, neste dia, por "Portugal", ele era chapéu, bandeiras pequenas e grandes de Portugal, bom só quem viu!! Na realidade chama-se António e anda quase sempre muito bem humorado. Neste dia mal chegámos a Gandra e porque a actuação era só á noite, e nós não podiamos perder o Jogo Portugal/Inglaterra, a primeira coisa que fizémos foi procurar um sitio para podermos assistir aquele magnifico jogo. Certo é que o Bar era só nosso, mas foi uma tarde espectacular, muito nos rimos e brincámos, principalmente quando o Pilão ao acender a luz do WC, aciona o alarme de incêndio do Bar... nem imaginam!! 

 

 

 

 

Esta também foi engraçada, á frente vai a Maria do Carmo a fugir do Pinto, o nosso motorista, ele tanto corre atrás dela na brincadeira, que acaba por ficar com as mãos todas esfoladas, do malhão que deu no chão.

01/07/2006 - Gandra

 

 

 

 

 

 

 

Esta também foi gira, estavam as meninas todas a prepararem-se para a pega e no fim saiu-lhes o tiro pela culatra.

E o "forcado" portou-se á altura...

 

 

 

 

 

 

Momentos de puro convivio. Tudo á espera do jantar, mas como sempre a boa disposição a reinar.

 

 

 

 

 

 

 

 

Olha!Olha... quem temos aqui com a mania que pode abraçar o mundo... A Clarisse, ou melhor dizendo, a Eng.ª Kularisse...

Ela diz que nas fotos fica sempre muito mal, mas nesta até que está bem engraçada, a nossa "engenheira".

 

 

 

 

 

 

Aqui estavam numa de "Burro da Nora", o par do meio foi a Tânia e o Nelson, apanhados de surpresa, entraram na brincadeira. Temos que passar o tempo "morto" de alguma forma e optamos por passá-lo juntos inventando sempre qualquer coisa para nos distrairmos.

 

 

 

 

Os "Aborrecidos" e o "Portugal", lá atrás o "nosso" Pinto, já depois do malhão no chão...

Olhem bem para estas três carinhas e digam lá que o melhor da foto não é a nossa Bandeira!Portugal, sempre... O Carlos, a Josefina e o António que continuem sempre assim, mas um bocadinho menos aborrecidos!! 

 

 

 

 

Esta foi demais! Numa área de serviço a caminho de São Tiago de Lobão. Se o Presidente da Direcção faz destas e até põe moeda para dar uma voltinha, imaginem lá como é o resto!!

Há que saber brincar, são estes momentos que ficam na memória.

 

 

 

 

 

Da esquerda para a direita, António, Salomé, David, Falcato, Nicete e Jorge, em S. Tiago de Lobão. E agora digam lá se existe ou não existe uma forte ligação entre todas as pessoas deste Grupo. Esperamos muito sinceramente que seja sempre assim com momentos bons e momentos maus, porque o importante é superar tudo com a força do sentimento que nos une a todos... AMIZADE!!

 

 

 

 Nas lides do Folclore, conhecem-se lugares, costumes e vivências diferentes das nossas. Ouvimos pronúncias e modas que em nada têm a ver com aquilo a que estamos habituados. Mas existe algo que é semelhante em qualquer zona do nosso pais ou fora dele e ai não interessa o que se sencontra de diferente, mas sim o tal sentimento, a AMIZADE.

É verdade, através do Folclore temos encontrado grandes amigos, temos conseguido fazer novas amizades, conhecer novas "gentes" e não imaginam o quanto é prazeiroso dividir vivências e partilhar tão grandes momentos.

 No ano passado, nos dias 25, 26 e 27 de Novembro, o INATEL organizou um seminário em Albufeira. Claro está que não podia faltar a presença das Mondadeiras, então a Josefina, a Salomé, a Nicete e a Clarisse (da esquerda para a direita na foto) rumaram direitinhas a Albufeira de forma a estarem presentes em tão grandioso evento. Encontrámos muitos dos amigos que temos feito desde que andamos nesta lides do folclore e conhecemos mais alguns. Foi um fim de semana e tanto, fortalecemos e adquirimos novos conhecimentos e ainda tivemos o prazer de estar com aqueles que só vimos nestes eventos ou só falamos via Internet (se não fossem estas novas tecnologias).

 

Estas fotos foram tiradas na sede do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Boliqueime que todos aproveitaram para ir conhecer (já que calhava em caminho, ou não), achamos que foi mais uma forma de estarmos juntos mais um bocadinho. Aqui fazem-se representar várias zonas do pais,  do Alto Alentejo- Rancho Folclórico "As Mondadeiras" de Casa Branca, do Algarve - Rancho Folclórico da Casa do Povo de Boliqueime, em representação do Minho (embora sediado em Lisboa) - Grupo de Danças e Cantares BESCLORE e do Ribatejo- Rancho Folclórico da Casa do Povo de Salvaterra de Magos. Um fim de semana diferente, mas passado entre amigos.

 

 

 

 

 

 

 

No dia do nosso Festival de Folclore, também tivemos, para além dos Grupos presentes que acabam sempre por nos visitar(!!), a visita do nosso amigo Pedro David que retribuiu assim a visita que nós lhe fizémos no ano passado, quando fomos a Casais de Revelhos, ver o festival de Folclore e passar um bocado animado com o Pedro David e com o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Boliqueime. Já agora aproveitamos em nome das Mondadeiras para lhe agradecer as filmagens que fez aquando do nosso festival. Obrigado Pedro David!!!!!! 

 

 

 

 

 

Ficam na memória as visitas e os momentos que se passam com amigos, como o Silvino, que veio de terras de França, passar férias a Portugal, e como não conhecia a Aldeia de Casa Branca, resolveu na companhia da sua familia e a convite da nossa Josefina, aparecer por cá no dia 18 de Agosto. E segundo ela foi um dia muito bem passado, até teve direito a ver o video da nossa "Serração da Velha" e conhecer a nossa humilde sede. Temos pena que não lhe tenha sido possivel ficar para o ensaio do Rancho e para conhecer mais alguns elementos desta "familia". Obrigado pela visita, amigo Silvino, concerteza não vão faltar oportunidades para nos conheceres melhor a todos.

 

 

 

 

 

 

O Sidónio resolveu fazer uma surpresa á "malta" e apareceu por terras alentejanas no dia 19 de Agosto, com a finalidade de ir assistir ao XXVI Festival Internacional de Folclore do Concelho de Sousel e de passar o fim de semana com as Mondadeiras.

 

 

 

 

 

Com ele trouxe o Fábio e o João e certo é que nos divertimos imenso e até houve alguém que decidiu registar a data e tirou algumas fotos para mais tarde recordar os bons momentos que se passam com amigos como estes. Adorámos a visita e deixamos o convite, VOLTEM SEMPRE.

 

 

 

 

 

É que até a nossa Cau parece ter gostado da surpresa, para começar é muito raro sair e neste dia até foi para a "borga" com a malta e para além disso, a julgar pelo sorriso dela aqui... ah!ah!ah!ah!

 

 

 

 

 

 

 

Como sempre temos que apresentar o que sabemos, a imaginação está sempre ao rubro, inventa-se sempre qualquer coisa para fazer...

Na Manta Rota, "...formem duas filas..." e o que poderia ser uma Procissão transformou-se na 1.ª Companhia e... "está tudo a marchar"... 

 

 

 

 

 

Estas caras lindas, tudo a bater o jantarinho depois de um cansativo, mas bonito Desfile em Campo Maior, o jantar sabe muito melhor, ora vejam bem as carinhas deles... E como sempre tudo a conviver...

 

 

 

 

 

 

 

Quando fomos actuar ao Valinho da Estrada, decidimos ir até Melides dar uma volta.

Sentamo-nos numa esplanada e para além das conversas fomos fazendo jogos para passar o tempo. Como sempre reina a boa disposição. 9 Setembro 2006

 

 

 

 

 

A praxe da Dara, á esquerda, na direita a praxe do Paulo, os dois ultimos elementos a entrar para o Rancho. A Dara teve sorte foi mandada ao ar, já o Paulo um pouco mais pesado foi mesmo de rabo no chão. A primeira vez que foram a uma actuação. Penela 01/10/2006

 

 

 

 

 

O tempo passa é certo, mas a boa disposição, a união e os bons momentos continuam a ser vividos a cada dia em que nos juntamos, foi assim durante estes anos e esperamos que em 2007, não seja diferente, mas sim bem melhor...

 

 Aqui está um bom exemplo... O Zé Júlio bem se esforça, mas com tão pouco tempo para ensaiar o toque do acordeão, massacra-nos até dizer chega quando temos actuações e o Nuno resolveu mesmo pedir uma moedinha, é que a receber qualquer coisita, até o toque do Zé Júlio se aguenta melhor... 25/02/2007

 

 

 

 

Ainda bem que continuamos a ser amigos, senão o que seria dos tempos "mortos" aquando das actuações(?) é que com tanta brincadeira até deixamos de dar pelo tempo a passar. Aqui, o Nuno, David, Jorge, Luis e António numa de cante alentejano, é certo que vocês não ouvem, mas acreditem estavam bem afinados... 25/02/2007

 

 

 

 

 

A Teresa e a Andreia a posar para a foto, agora em baixo vejam lá as mesmas meninas sem saberem que estavam a ser fotografadas... 25/02/2007

 

 

 

 

 

 

A Teresa ri á gargalhada, enquanto que a Andreia deixa que o nervosismo se apodere dela e somente rói as unhas...

Definitivamente foram apanhadas!!

25/02/2007

 

 

 

 

 

 

 Após o ensaio de 6.ª feira, por norma gostamos de ir até ao Bar "O Degrau", beber um copo, não é regra, mas sabe bem.

Aproveitamos para falar acerca de inúmeras coisas relacionadas com o Grupo, como também para partilharmos experiências relacionadas conosco. Na foto o Zé Júlio e o João Miguel, separados do esrto do pessoal porque já não havia espaço para todos...

 

 

 

O Sidónio, a Carla e o Rodrigo fizeram-nos uma visita. Resolveram vir passar o fim de semana ao Alentejo, mais propriamente a Casa Branca.

A Claúdia como podem ver ficou radiante, é que ela e o Rodrigo dão-se lindamente.

 

 

 

Sempre tão bem dispostos os nossos meninos GRANDES, na foto está a Elsa, David, Nelson, Tânia, Neide e António só falta mesmo  o Nuno, o Jorge, o Luis e o Paulo que também estavam no Bar, mas ao balcão. Esta noite foi daquelas em que nos rimos e brincámos tanto uns com os outros que até fotos a Elsa tirou com os cortinados... é que quando nos juntamos todos sai disparate na certa!!

 

 

 

 É chegado o dia 21 de Julho, dia em que rumámos até Vila Nova de Gaia - Madalena.

 

Na foto o Joel e Luís, numa área de serviço, quando lhe apeteceu dar uma voltinha de baloiço.

 

As crianças divertem-se...

E eu registei o momento...

 

A viagem a Vila Nova de Gaia foi bastante divertida, que o diga o nosso Diego... ou não!!!

Este foi o dia em que o praxaram, o Joel, Dinis, Zé Júlio, Paulo, o Jorge, o Luis e o Manuel António, agarraram nele deitaram-o na areia e dinho do Diego foi enfiar areia nas calças até mais não. Ele não gostou muito e avisou: "A vingança é um prato que se serve frio"...

Bem vindo Diego agora fazes mesmo parte desta familia e ainda tiveste sorte, faltou o Zé Fininho, o António e o Nuno, senão de certeza que era pior...

 A vingança tardou mas não falhou, o Diego bem que avisou...

1.º O Dinis, que demorou um certo tempo até conseguir tirar toda a areia de dentro dos calções, já o Zé Júlio teve que ser a Céu a ajudar-lhe, é que como estava transpirado a areia colou-se ao corpo, vá umas toalhitas para ajudar a limpar o homem.

Diego ainda faltam alguns...

 

AUTOCARRO NOVO... Ah! Pois é... Primeirissimos a experimentar o autocarro novo da Câmara Municipal de Sousel na viagem que fizémos a Corroios no dia 25 de Agosto. Aquilo foi uma animação, ainda cheirava a novo, ar condicionado, televisão. O problema é que estamos tão habituados ao nosso autocarro velhote que sentimos a falta dos vidros abertos, portas que deixam entrar o frio, enfim, temos muito boas recordações dentro desse autocarro, mas na próxima actuação já temos o velhote outra vez...

 

Como sempre a boa disposição ao rubro...

Lá atrás o Paulo, da esquerda para a direita, o Jorge, a Cau, Joel e Luís, em baixo a Neide.

Reparem no pormenor da nossa Neidizinha, achou que era um espectáculo todos terem uns corninhos como ninguém lhe fez, ela resolveu fazer a si própria... E á conta dela tem sido risada até mais não!!! Força Neide!!

 

 

 

Samba em Corroios, dançado pelo nosso Diego, a Cau e o Paulo e o cenário atrás não podia ser melhor, uma barraquita LUSO BRASILEIRO, tem tudo a ver...

Brasileiro Diego - Lusos Cau e Paulo...

 

25/08/2007

 

 

 

É chegada a hora de jantar em Corroios...

O nosso Presidente da Direcção e presentemente elemento da tocata, Olivério e a sua filhota a nossa Salomé que foi apanhada...

Apanhou-se nos doces ai é que foi, reparem bem... Ouve outros momentos engraçados, mas não se pode mostrar...

Entre calções de praia e bocas abertas (no bom sentido), houve de tudo...

 

Escusadas apresentações, pois quem tem seguido o nosso blog, já sabe de certeza absoluta, que somos pessoas muito bem disposta. Adoramos rir e brincar e não há actuação em que não façamos uma brincadeirinhas, nada prejudiciais mas bastante engraçadas. Claro está que 2008 não vai ser diferente...

 

Os de sempre claro, a Cau e o Paulo, onde quer que chegam, apresentam-se e em Vila Fernando não foi diferente.

 

Tirando fotos daqui, fotos dali, a Cau decidiu colocar-se na foto que o Paulo iria tirar mas como lhes está no sangue a boa disposição, uma das fotos saiu assim.

 

Mas atenção não perdem por isso o respeito pelo traje que envergam e muito menos pelo que representam.

Pois quando é necessário trabalhar a sério, eles são dos primeiros...

 

 

Não menos bem dispostas... a nossa Elsa e a nossa Josefina, claro está!

É de notar que nesta foto elas até estão muito calmas é que noutra que temos estão-se a arreganhar até mais não...

E se pensam que elas estão sentadas em algum mocho, estão redondamente enganados, não estão sentadas em nada...

Até para a fotografa se torna por vezes dificil de tirar algumas fotografias... Acreditem! 

 

 

 

Palavras para quê... estão lindos!!

 

 

 

 

 

Terrugem, 4 de Julho de 2008

 

 

 

A boa disposição ao rubro.

 

 

No dia 4 de Julho, as gargalhadas foram uma constante, pois todos os elementos se encontravam com uma boa disposição fora até do normal...

 

 

 

 

 

 

Reina a amizade e claro a sempre boa disposição que já nos vai sendo caracteristica...

 

Esperamos que seja assim sempre.

 

Qual idade, qual quê, lutamos todos pela mesma causa, independentemente da diferença de idade.

 

 

 

Algumas das mulheres do Rancho Folclórico "As Mondadeiras", é uma pena que não estejamos todas, pois a foto ia ficar lindissima, mas pronto, temos pena, foi o que se pode arranjar.

Frente ao Mosteiro em Lorvão.

 

Um dia bastante agradavel.

 

 

O nosso amigo Vasco, um guia do melhor que podia haver, pois paciência teve ele para aturar as nossas brincadeiras e não só... é que o passeio de reconhecimento que demos por Lorvão foi ele que nos guiou e nos foi dando a conhecer alguns factos históricos sobre esta localidade. 

Tinhamos que registar o dia e claro este nosso amigo, uma foto no meio das mulheres... nada mau Vasco...

 

Após alguns "stresses", vale-nos a boa disposição e o continuar a acreditar que é possivel continuar com a garra que nos tem sido caracteristica desde a nossa pequena existência.

Acreditamos que enquanto o interesse de muitos e a disponibilidade de outros for existindo, tudo se consegue e desengane-se quem pensa que assim não é...

 

 

Depois da Cau ter cantado um fadito, a boa disposição ficou ao rubro, ela canta maravilhosamente bem dando-nos um ânimo incontrolavel, só quem a acompanha é merecedor de tão harmoniosa voz, momentos de verdadeiro "prazer", é de chorar e pedir por mais!!!

 

Não se nota pelas nossas caras...

Momentos únicos...

 

Merecedeor de um troféu, tem sido ao longo destes anos, o nosso amigo e motorista Pinto. A boa disposição com que sempre nos atura, o sorriso aquando de uma piada, a boa vontade sempre que se vê obrigado a entrar numa brincadeira, a disponibilidade sempre que a Cau necessita de ajuda para trajar, a responsabilidade que tem em tirar as fotos enquanto estamos a actuar, a compreensão quando insistimos para parar e fumar o cigarrinho, o Karaoke com que nos presenteia, o carinho, o afecto, a amizade que sempre nos tem demonstrado e a paciência que tem para todos nós. Não tem sido para as Mondadeiras, um simples motorista, tem sido ao longo dos tempos um AMIGO e COMPANHEIRO destas andanças do Folclore... Bem Haja...   

 

Que culpa temos nós, de entre velhos, meia-idade e novos, termos uma caracteristica em comum, podem até dizer ou achar que exageramos, mas acreditem, nós somos mesmo pessoas muito bem dispostas, adoramos brincar e dar umas boas gargalhadas á conta uns dos outros... ora vejam...

Uma nova forma de balhar, criado pela Elsa e se não me engano pelo Jorge, á qual aderimos em massa e para relaxar depois de uma actuação, não há melhor, experimentem... dois pés bem assentes no chão, não mexem, agarram no par, com os braços só damos meia volta, mas pormenor interessante é que os pés não mexem do mesmo sitio... se não conseguirem peçam as instruções, é giro!! 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O nosso Paulo, tã lindo... Como diríamos todos e em coro se fosse preciso: "tens tã pouca lããã". Na foto ao lado, demos as mãos, foi giro ver um autocarro de gente de mão dada e a cantar Roberto Carlos... Um verdadeiro concerto!!

O Pinto fez delirar o grupo dos 40 e pouco 50 anos, ao arranjar um cd do Roberto Carlos para ouvir durante as nossas viagens. Que o digam, o Pilão, o Zé Júlio, a Gertrudes e a Graça, que cantam todas as músicas deste senhor, mas melhor ainda foi quando elas saltam para o meio do autocarro e começam a dançar ao som de Roberto Carlos tal e qual dançavam na altura da sua mocidade. Sabemos que para elas foi um recordar de vivências, para nós foi fotografar até mais não e rir...   rir muito!!

Obrigado, vocês são realmente umas queridas e umas fôfas (como diria a Cau) e proporcionaram-nos uma viagem bastante divertida.

Afinal o Folclore não é só para os novos é para todos aqueles  que sentem prazer em representar as "nossas gentes" e que se divertem ao fazê-lo independentemente da idade, do local ou da hora, e a Graça e a Gertrudes na noite do dia 3 de Agosto foram exemplo disso mesmo.

 

Não menos importante... Embora tenha que deixar este acontecimento para último, porque é realmente um acontecimento único... CONSEGUIMOS ou melhor a Clarisse conseguiu colocar o Pinto (nosso motorista) a balhar uma moda de saias "Desgarrada". Temos por costume, sempre que actuamos em festas tradicionais, convidar o público a balhar connosco e para que sintam um pouco do nosso trabalho, uma moda de saias. O Pinto nunca acede ao pedido, mas em Degolados não conseguiu dizer não e nós registámos o momento... Grande Pinto!!  

publicado por Mondadeiras às 21:00
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Ricardo Loureiro a 12 de Outubro de 2006 às 12:33
Aha!! Já cá vi uma foto da minha casa. Fantástico o fim de semana em Albufeira. Os Algarvios de Boliqueime vão ter-vos sempre como amigos, não se safam!!

Muito bom trabalho com o blog
Abraços para as Mondadeiras e para todo o pessoal das fotos na CP de Boliqueime


De Mondadeiras a 12 de Outubro de 2006 às 19:11
Pois é Ricardo, belo fim de semana. A nossa visita a Boliqueime está feita, já não se pode dizer o mesmo da tua á Casa Branca. Cá te esperamos... Um abraço do pessoal das Mondadeiras.


Comentar post

Visitas

Mondadeiras Post

2016 - Serração da Velha

13 de Junho - XIV Festiva...

XIV Festival Nacional de ...

Ano 2015

Ano 2014

Ano 2013

Ano 2012

Ano 2011

Ano 2010

Ano 2009

Ano 2008

Agenda

Ano 2007

Apresentação do Grupo

Memórias

A Aldeia de Casa Branca

A Sede d´As Mondadeiras

Ensaios

Contactos

Artigos de Opinião

links

tags

todas as tags

pesquisar