Sexta-feira, 1 de Janeiro de 2010

Ano 2010

Não Percam...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Serração da Velha é uma prática anual que se realiza na noite de quarta-feira que precede o terceiro domingo da Quaresma, chamado domingo “laetare”, porque antigamente, quando a missa era celebrada em latim, começava assim o salmo da entrada. Era uma espécie de pausa no rigor do jejum e da penitência quaresmal.
A serração, consiste em "serrar" as velhas mais velhas da Aldeia, onde é utilizada uma serra improvisada de madeira que provoca grande ressonância ao ser passada por um cortiço. Tem lugar a horas mortas, no negrume da noite. A turba avança de porta em porta, arrastando uma cantilena de arrepiar: "Ai avóóóó, avóóó´´! Ai, avó que vais morrêêêr!” Geralmente, o coro empresta ao acto uma atmosfera grave e sinistra.
Esta tradição ancestral legada pelo povo de Casa Branca foi recuperada e recriada pelo Rancho Folclórico “As Mondadeiras”, que todos os anos vai de porta em porta à casa das mais idosas fazer –lhes a serenata que hoje em dia, ao contrário de tempos idos, é quase sempre recebida de bom grado.
Mandava a tradição que este cortejo fosse só constituído por homens, hoje em dia o convite é feito à população em geral e até são as mulheres que aderem em maior número não perdendo os “intervalos” de uma porta à outra para cantarem umas saiadas.
Quanto ao significado da “Serração da Velha” propriamente dito, quando inquiridos os mais idosos, ninguém sabe ao certo, há quem diga, que como a mocidade não aguentava 40 dias sem se divertir, aproveitavam para dividir os 40 dias a meio para aliviar o tempo da penitência.

Aqui fica o cartaz... Não faltem...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não faltem...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado por Mondadeiras às 19:44
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Portal do Folclore Português a 8 de Junho de 2010 às 21:27
Ex.mos Senhores,
informamos que o vosso Festival de Folclore está a ser divulgado no Portal do Folclore Português.


Comentar post

Visitas

Mondadeiras Post

2016 - Serração da Velha

13 de Junho - XIV Festiva...

XIV Festival Nacional de ...

Ano 2015

Ano 2014

Ano 2013

Ano 2012

Ano 2011

Ano 2010

Ano 2009

Ano 2008

Agenda

Ano 2007

Apresentação do Grupo

Memórias

A Aldeia de Casa Branca

A Sede d´As Mondadeiras

Ensaios

Contactos

Artigos de Opinião

links

tags

todas as tags

pesquisar